VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

domingo, 20 de abril de 2008

Nulidade de citação. Vício. Título executivo judicial. Processo de conhecimento. Garantia constitucional.

Tribunal Regional do Trabalho da 22a Região
Vara Federal do Trabalho de Piripiri – Piauí

Ata de Audiência no Processo de n.º 01101-2006-105-22-00-1

Aos vinte e dois dias do mês de junho do ano de dois mil e sete, às treze horas e trinta minutos, estando aberta a audiência da Vara Federal do Trabalho de Piripiri - Pi, no “Forum Desembargadora Nídia” de Assunção Aguiar, na sala respectiva, na Av. 04 de Julho, 211, 1o andar, centro, com a presença da Exma. Sra. Juíza Federal do Trabalho, Dra. THANIA MARIA BASTOS LIMA FERRO, foram, por ordem desta, apregoados os litigantes:
Cooperativa Agropecuária de Piripiri Ltda./COAPIL - Álvaro Francisco da Cruz Castro, embargante, e Marlene Araújo de Oliveira, embargada.
Ausentes as partes e seus procuradores.
A seguir, a Exma. Sra. Juíza Federal do Trabalho passou a proferir a seguinte DECISÃO:

Vistos, etc.

Cooperativa Agropecuária de Piripiri Ltda./COAPIL - Álvaro Francisco da Cruz Castro interpôs Embargos de Declaração da R. Sentença de fls. 18/21, alegando a nulidade de citação da parte ré, o que macula todos os atos posteriores.

Pede, ao final, pela procedência dos embargos.
Regularmente notificada, a parte embargada apresentou contra-minuta às fls. 54/55, aduzindo que os embargos são meramente protelatórios, devendo ser julgados improcedentes.
Conclusos, vieram-me a julgamento.
Decido.

Fundamentos da Decisão
No caso presente, vejo que a parte embargante alega vício de citação, o que comprometeria todos os atos posteriores.
O vício de citação diz respeito ao devido processo legal. Ninguém pode ser executado com base em título executivo judicial se não foi condenado no processo de conhecimento.
O devido processo legal foi erigido à garantia constitucional com o advento da Constituição de 1988, vez que, até então, figurou como norma implícita e sua abrangência deu-se, por muito tempo, restrita ao processo penal, vinculado ao contraditório e a ampla defesa.
Mas o devido processo legal não é só uma mera garantia constitucional. Na verdade, ele se traduz em um feixe de garantias que agregam valores básicos a que está assentado o Estado Democrático de Direito, a cuja égide estamos submetidos, tais como justiça, igualdade jurídica e respeito aos direitos fundamentais.
Assim, o devido processo legal poderá ser considerado sob dois ângulos: o devido processo legal substantivo e o devido processo legal procedimental.
O devido processo legal substantivo traduz-se na aplicação dos conceitos de razoabilidade e proporcionalidade, com o fito de perseguir-se o equilíbrio entre o exercício do poder estatal e a preservação dos direitos fundamentais do homem – atos estatais x necessidade social.
Quanto ao devido processo legal procedimental ou instrumental, importa este em reconhecer que em todo e qualquer procedimento há que haver uma sucessão de atos intermediários para evitar restrições indevidas aos bens tutelados pelo ordenamento jurídico.
O devido processo legal procedimental tem por escopo, não somente a observância à forma, mas também significa que o efeito concretizador da norma deverá realizar-se da melhor forma, levando-se em consideração a atividade criativa do juiz na aplicação da lei, de modo a minimizar o risco de decisões errôneas ou que não correspondam uma resposta à pretensão formulada.
O devido processo legal é, pois, uma expressão significativa do Estado Democrático de Direito, que impôs ao titular o poder-dever de exercê-lo sem afetar de forma arbitrária, injusta ou ilegal os direitos fundamentais dos indivíduos, contribuindo, de forma essencial para o estabelecimento da democracia.
No caso em tela, vejo que a notificação foi enviada à reclamada para endereço diverso daquele em que se encontrava estabelecida, havendo divergência entre a informação que consta no “site” dos correios às fls. 15 e o registrado no AR de fls. 37, vez que no primeiro caso consta como entregue a notificação e no segundo caso, consta que a cooperativa “mudou-se”.
Ressalte-se que o patrono da reclamante, na contra-minuta aos embargos reconhece que a cooperativa encontra-se desativada.
Desta forma, a declaração de revelia da cooperativa foi calcada em declarações equivocadas dos correios, constatando-se que, efetivamente, a notificação inicial não foi levada a efeito.
Em razão desta falha todos os atos processuais padecem de nulidade absoluta, visto que, inexistindo citação inicial, a relação processual não foi formada.
Conforme a teoria das nulidades, os atos processuais poderão ser considerados nulos, anuláveis ou inexistentes.
Os atos anuláveis são aqueles passíveis de serem sanados e dependem da provocação do interessado.
Os atos nulos ou inexistentes são aqueles que não poderão ser sanados, e que, em razão de sua gravidade, poderão ser objeto de provocação pelo interessado, mas também decretados de ofício pelo juiz.
Segundo o prof. Carlos Henrique Bezerra , o processo trabalhista encontra-se norteado, no que concerne às nulidades, pelos seguintes princípios: a) Princípio da Transcendência, que significa que não haverá nulidade sem prejuízo manifesto; b) Princípio da Convalidação, em que as nulidades deverão ser argüidas na primeira oportunidade em que a parte falar nos autos; c) Princípio da Economia Processual, onde a nulidade processual não será pronunciada quando for possível suprir-se a falta ou repetir-se o ato; d) Princípio do Interesse, em que a parte somente poderá argüir a nulidade se não concorrer direta ou indiretamente para a ocorrência da irregularidade.
Como se vê, a nulidade detectada fulmina de nulidade absoluta todo o processo, não podendo ser alvo de convalidação. Não se pode alegar, neste caso, que exarada a sentença, estaria encerrada a função jurisdicional do juiz, na medida em que inexistindo citação inicial, inexistiu também a relação processual, vez que esta somente se forma a partir da vinculação de três pessoas, a saber: o autor, o réu e o estado-Juiz, e mediante distribuição de poderes, direitos e faculdade, ônus, obrigações e deveres.
Desta forma, não havendo o reclamado sido chamado regularmente a integrar o pólo passivo da ação, não se pode considerar existente os atos daí decorrentes, pois a nulidade da citação contamina todo o processo, inclusive a sentença nele proferida.
Isto posto, entendo que deverão ser nulificados todos os atos processuais a partir da citação inicial.

Dispositivo
Isto posto, julgo PROCEDENTES os EMBARGOS DECLARATÓRIOS interpostos por Cooperativa Agropecuária de Piripiri Ltda.-Coapil/Álvaro Francisco Cruz Castro para considerar nulos todos os atos a partir da citação inicial, com efeito modificativo ao julgado de fls. 18/21.
Integra-se esta decisão à parte dispositiva da sentença de fls. 18/21.
Sem custas.
Intimações necessárias.
E, para constar, eu, Chefe do Serviço de Audiência, lavrei a presente ata, que vai assinada.


Thania Maria Bastos Lima Ferro
Juíza Titular da VT de Piripiri – Piauí

Maria Ruth Gomes
Chefe do Serviço de Audiência


fonte: www.trt22.gov.br

Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Já pensou em virar a mesa? Em começar tudo de novo, com novas regras, novos horizontes? A isso, dou o nome de liberdade.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!